domingo, 29 de maio de 2011

Plano de negócios


Sumário Executivo
A Bom Gosto Chocolate fabrica artesanalmente produtos a base de chocolate. Tem como missão oferecer produtos com qualidade e que supere as expectativas dos nossos consumidores. Nossos principais produtos são trufas, morango do nordeste, cone trufado, lembrancinha de aniversários ou casamento, pirulitos, bombons, pão de mel, barras de chocolates, pannetone trufado e ovos de páscoa, futuramente pensamos em aumentar nossa produção e o leque de produtos podendo oferecer: bolos, tortas, serviços de decoração.
Nossos principais clientes são mulheres e homens de todas as idades, de classe B e C. Contamos com a parceria das empresas Chocolates Garoto, DCS Contabilidade e Discamp.
A equipe de gestão da Bom Gosto Chocolate é composta por oito sócios- colaboradores que possuem experiência em venda e produção dos produtos, possuindo formação alem de força de vontade para superar os desafios, obter resultados positivos e administrar.
O comercio de chocolates ocupa o 1º lugar na categoria de snacks no Brasil, consumo liderado pelas mulheres que representam 55%. O consumo per capita na região sudeste é o segundo maior do país (R$28,26). O Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos e formatos de chocolates. A penetração do produto é alta em todas as classes sociais brasileiras e a porcentagem aumenta a cada pesquisa realizada.
Nossos Concorrentes vão de pequenos empreendedores individuais a grandes empresas como Cacau Show, Mother’s Café além dos concorrentes indiretos como: sorveterias, docerias.
A estratégia de Marketing da Bom Gosto Chocolates visa a comercialização dos nossos produtos direto para nossos consumidores, pois a margem de lucro é maior do que para os revendedores. Os produtos Bom Gosto Chocolate serão vendidos de duas formas: vendas diretas e por encomendas, em varejo para consumidores e em atacado para revendedores.
A empresa possui uma área de fabricação, uma sala de recepção, vestiário feminino e masculino, refeitório e um posto de venda em prédio alugado. Possuímos maquinários intermediários e mão de obra qualificada. A empresa encontra-se  atualmente na  Rua João Maciel de Goes, 350 Pq. Pavan II em Sumaré-SP.
A Bom Gosto Chocolate esta situada na região Metropolitana de Campinas, pois trata-se de uma região prospera e de excelentes oportunidades. Como estratégia de crescimento  utilizaremos os seguintes canais: internet, jingle nas rádios, telemarketing, propaganda boca a boca e parcerias estratégicas. 
A implantação da empresa resultará um empreendimento de media rentabilidade e em retorno aos sócios- colaboradores, quando se comparam as diversas oportunidades financeiras existentes no mercado. A operação resultara num valor de lucro mensal de R$4.500,00 e um crescimento de 30% no primeiro ano. Os investimentos iniciais são de R$15.000,00 em equipamentos e despesas.
Temos como objetivos e metas acompanhar a mudança do mercado, crescer para atender um numero de clientes cada vez maior, alcançar um publico maior de clientes, visando sempre a fidelidade, ética, qualidade, estar em continuo crescimento, conquistando estrutura maior para o crescimento da BOM GOSTO LTDA.



Descrição da Empresa
A Bom Gosto LTDA foi fundada em Janeiro de 2007 e passou por reestruturação em Fevereiro de 2011.
Conta com 8 sócio-colaboradores, onde cada um tem sua responsabilidade.
Tem um faturamento anual de R$ 54 000,00, Impostos R$ 7 896,00.
LOCALIZAÇÃO:  João Maciel de Goes n 350 Pq Pavan II Matão Sumaré Cep: 13179-000.
estamos instalado em local com intenso fluxo de pessoas, onde podem visualizar a cozinha por um vidro, e consumir ou comprar em nossa loja com
100 m².

Contamos com a parceria das empresas: Chocolates Garoto, DCS Contabilidade, Discamp.
Iremos à busca da certificação ISO 9001
Temos funcionários totalmente capacitados, e trabalhamos em extrema parceria com nossos clientes e fornecedores.
Já tomamos as providencias necessárias para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretaria da Receita Federal;
- Registro na Secretaria da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Solicitação do Alvará da Vigilância Sanitária junto a Secretaria Municipal de Saúde.

Produtos e Serviços
A “ bom gosto chocolate LTDA” é uma empresa que fabrica artesanalmente produtos a base de chocolate.
Procuramos diferenciar nos produtos com criatividade, perfeccionismo e qualidade.
Acreditamos que uso de um bom chocolate como a da garoto junto com as nossas receitas de caprichados recheios  alem de, um visual de dar água na boca seja o nosso grande diferencial para enfrentar a concorrência .
Procuramos Fidelis ar os clientes com um bom atendimento, com a qualidade nos produtos e trabalhar conforme a época ou seja,  trabalhamos em cima de temas: páscoa, dia das mães, dia dos namorados, natal etc.
Trabalhamos de duas formas, vendas diretas e por encomendas, futuramente necessitaremos de uma veiculo com ar condicionado e amplo para entregas que devera ser feita pontualmente afim de  atender a necessidade do cliente.
Escolhemos  a discamp como nosso principal fornecedor pois a loja oferece todo o tipo de material  necessário para a fabricação dos mesmo, alem de facilitar pagamento com cheque e cartão de credito.
Hoje nossa linha de produção esta apta a produzir: trufas, morango do nordeste, cone trufado, lembrancinha de aniversários ou casamento, pirulitos, bombons, pão de mel, barras de chocolates, pannetone trufado e ovos de páscoa.
Futuramente pensamos em aumentar nossa produção e o leque de produtos podendo oferecer: bolos, tortas, serviços de decoração etc...
Ao receber o chocolate em barra temos que picar, derreter e temperar o chocolate.
(Iremos usar a principio um microondas para esse serviço e com o aumento de produção iremos adquirir uma derretedeira e uma temperadeira industrial)
Com  chocolate no ponto pemos fazer varias formas e colocar recheios, depois ele é levado a geladeira, passa pelo resfriamento e pode ser embalado, etiquetado e pronto para o consumo.

ANALISE DE MERCADO

1.    Histórico e tamanho de mercado

Conforme IBOPE Mídia, as mulheres lideram o consumo de chocolates e representam 55% dos consumidores no Brasil. Os baianos que moram na capital (São Paulo) estão no topo do ranking com 75% do consumo. São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE) seguem no ranking, com 72% da população consumidora. O Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos e formatos de chocolate, perdendo apenas para a Inglaterra. Estudos mostraram as variações de consumo, curitibanos 71%, seguidos dos brasilenses 70%, que são os principais consumidores de chocolates do Brasil. Por outro lado, Fortaleza é a capital onde os consumidores se interessam menos pelo produto 63%. O consumo per capita na região Sudeste é o segundo maior do país (R$28,26) ficando atrás apenas da região Sul (R$28,58). Entretanto, é nessa região que se encontra o maior potencial de consumo de chocolates: 52,72%. Em seguida estão as regiões Sul (17,88%), Nordeste ( 15,85)e, mais distante, Centro Oeste (8,15) e Norte ( 5,39).
Como no resto do mundo, o chocolate ocupa o 1º lugar na categoria de snacks no Brasil. A indústria brasileira é a 4ª produtora mundial, atrás de EUA, Alemanha e Reino Unido. Detém 59% do mercado da América Latina e exporta para 124 países, num total de US$ 140 milhões em 2008, tendo como principais países compradores Argentina, EUA, Paraguai e Cingapura. Prova do destaque da indústria no âmbito mundial é o fato de as principais multinacionais do setor possuírem fábricas próprias no Brasil. A indústria brasileira de chocolate possui 2,4% de participação do total comercializado no mercado mundial de chocolates em 2008. Com o crescimento do mercado chocolateiro no Brasil em 5% comparado ao ano 2007, no ano final de 2008 foram observados novos nichos, que são explorados e recebem o sofisticado sabor do chocolate. As novas tendências mundiais no mercado de chocolate refletem a segmentação da sociedade moderna, que começa a demandar inovações e a preferir produtos mais elaborados, mais seguros do ponto de vista da alimentação, com forte apelo ambiental e que sejam produzidos e comercializados de forma socialmente mais justa. A penetração do produto é alta em todas as classes sociais brasileiras e o consumo pelo público feminino, que representa 55% dos admiradores do chocolate, essa porcentagem aumenta a cada pesquisa realizada,
O investimento publicitário na categoria também vem crescendo. Em 2008, foram investidos mais de R$ 118 milhões na categoria chocolates, o que representa um crescimento de 42% em relação a 2007, quando foram investidos R$ 83 milhões no segmento.

2.Sazonalidade

 maior índice de compras de chocolates se dá durante o período da Páscoa, a população em geral busca este produto somente nesta época do ano, então muitas empresas que trabalham nesse Segmento acabam por aumentar sua receita em um curto espaço de tempo, pois o seu foco é apenas a produção. Porém um novo nicho surge no mercado, é o Natal, neste período as pessoas se presenteiam e como uma opção optam por formatos de chocolates, carinhas de Papai Noel, bolas para pendurar em árvores de natal, panetone trufado e tudo que se resume em tema de natal. Dados da Associação Brasileira da Indústria de chocolate, mostram que no final do ano as vendas de chocolate crescem em torno de 20% com relação a média mensal.

3.Demanda

Os que mais consomem no Brasil são aqueles que pertencem à classe C. Segundo dados do estudo Target Group Index, do Ibope Mídia, 44% dos consumidores do chocolate pertencem a esse segmento da população. De acordo com o levantamento, 35% dos consumidores de chocolate são da classe AB e outros 20% pertencem às classes DE.
O estudo também comprova que as mulheres são as que mais consomem chocolate. Entre elas, as viciadas no chocolate são aquelas com idade entre 25 e 34 anos. Nessa fase, 23% admitem consumir chocolate regularmente. Aquelas com idade entre 12 e 19 anos concentram 22% do consumo entre as mulheres. Nessa estatística, os homens não ficam atrás. Eles representam 45% dos consumidores. A pesquisa realizada pelo o Ibope Mídia comprova que nos últimos períodos houve um crescimento de consumo considerável no perfil entre 12 e 19 anos.

4.Tecnologia

A “Bom Gosto Chocolate” pretende com o crescimento da empresa que a produção seja  com o que há de mais moderno em tecnologia. Hoje produzimos com muita criatividade e higiene no intuito de oferecer ao consumidor qualidade de sabor e visual com uma embalagem criada de acordo com a sazonalidade do consumidor.

5.Segmentação de Mercado

Pesquisando o mercado e o seu crescimento, podemos observar que o período em que mais se consome chocolates trata-se de épocas sazonais festivas onde se tem o costume de presentear as pessoas que amamos. Diante desta estática nasce a  “Bom Gosto Chocolate” que traz uma proposta para o segmento de chocolate no mercado,  é a produção de chocolates em recheios e embalagens diferenciados, onde dará a possibilidade do consumidor de saborear ou presentear, afim de atingir status no produto e todas as classes socias.

6.Concorrentes:

Nossos concorrentes vão de pequenos empreendedores individuais a grandes empresas como Cacau Show, Mother’s Café entre outros além dos concorrentes indiretos com: sorveterias, doceirias etc...




5.Pesquisa de mercado

Fizemos uma entrevista com alguns possível consumidores dentre eles homens e mulheres de diferentes idades e classe sociais.  Com as seguintes perguntas:

·         Com que freqüência você consome chocolate da semana?
A conclusão final foi que  10% consome de 0 a 2 dias da semana, 60% de 2 a 5 dias e 30% de 5 a 7 dias da semana

·         Você prefere chocolate branco ou preto?
A resposta foi que 40% dos entrevistados preferem chocolate branco enquanto 60% preferem o chocolate preto.
·         Você tem alguma preferência de marca?
30% afirmam que não tem nenhuma preferência contra os 70%  que afirmam que sim tem marcas de sua preferência.
·         Na busca de uma nova marca você busca: Qualidade, Preço ou visual?
10% dos entrevistados afirmam que a embalagem é o diferencial, enquanto 30% dizem que o preço pesa mais na hora da escolha, já 70% assumem que sem qualidade não a empresa que resista aos consumidores exigentes.
 Marketing e vendas
O plano de marketing e vendas da “Bom gosto chocolate deixa bem claro como iremos vender nossos produtos tanto em varejo aonde venderemos direto para nossos consumidores como em atacado aonde venderemos para nossos revendedores.
  1. Produto
Iremos diferenciar o preço em atacado aonde venderemos para nossos revendedores a 70% acima do preço de custo que é $0,90 e nossos revendedores irão vender nossos produtos com preço tabelado que iremos passar para eles.
Teremos um preço diferente na venda por varejo aonde venderemos direto para nossos consumidores aonde cobraremos 110% acima do preço de custo que é $0,90 sendo esse preço abaixo do preço tabelado que nossos revendedores irão vender.
2.Preço
Trabalharemos com preços acessíveis ao nosso publico alvo, sendo nosso publico alvo a classes B, C da sociedade brasileira, porém como nosso produto é chocolate temos um público vasto a ser atingido.
Com base na experiência de nossa equipe, e comparando nossos produtos com nossos concorrentes em termos de qualidade e preço, trabalharemos com a seguinte estratégia de preços:
- Atacado (revendedor) R$ 1,50
-Varejo (consumidor) R$ 2,00
3. Praça
Analisando o mercado e a viabilidade do negocio de nossa empresa, ela será no estado de São Paulo na região metropolitana de campinas, visando nossas vendas em Campinas inicialmente, mas procurando expandir nossas vendas em cidades próximas a Campinas.
4.Promoção: foco nos revendedores e nos consumidores
Além de nossa propaganda boca-a-boca, iremos também oferecer nossos produtos na internet aonde utilizaremos um blog sendo nosso maior canal de divulgação na internet, e ainda contaremos com um Orkut e Facebook, e visando fazer com que nossos produtos atinja a massa da sociedade iremos utilizar um jingle.
4.1.Promoção para consumidor
Público alvo: homens, mulheres e crianças na maior parte pertencendo as classes sócias B e C.
Ações:
-Internet
-Propaganda boca-a-boca
-Um jingle nas rádios
-Promoção de compre 10 e ganhe 1
-Venda de produtos diferenciados em datas comemorativas
4.2.Promoção para revendedores
Ações:
-Internet
-Telemarketing
-Jingle nas rádios
-Acima de 100 morangos do nordeste daremos um desconto de10%
5.Estratégia de vendas
O objetivo principal das vendas é a comercialização dos nossos produtos direto para nossos consumidores, pois a margem de lucro é maior do que para os revendedores. Utilizaremos os seguintes canais:
5.1.Internet
Estaremos disponibilizando fotos dos nossos produtos,a historia da empresa, as tendências de chocolates em nossos blog, nele contendo dois links que levam direto um para o nosso Orkut e outro para o nosso Facebook, assim mostrando nossa rede de apreciadores de nossos produtos, contendo nesses três canais de divulgação na internet o contato direto com a nossa empresa como: os telefones, nosso e-mail e nosso endereço.
5.2.Jingle
Utilizaremos um jingle divulgado em rádios e carros que passarão nas ruas da cidades visando com que nossa marca atinja a massa da sociedade, sempre com a qualidade de nossos produtos.
5.3.telemarketing
Nosso principal canal de venda, nosso telefone, aonde estaremos tendo contato direto com nossos cliente tanto consumidores como revendedores e atendendo-os, também utilizaremos a tática de ligar para nossos clientes para oferecer  nossos produtos e as novidades fabricada ao longo dos anos.
5.4.Boca-a-boca
A melhor propaganda que se pode ter de nossos produtos é a divulgação positiva do boca-a-boca, pois quem comeu e gostou de nosso chocolates ira estar sempre falando deles para mais pessoas, além de sempre que formos vender nossos produtos direto para nossos consumidores levaremos um cartão com nossos contatos e até mesmo um catálogo com nossos produtos, podendo também estar disponibilizar  algumas amostras grátis afim de persuadir nossos consumidores.
6.Parcerias estratégicas
É muito necessário que haja parcerias para uma maior comercialização de nossos produtos fazendo parcerias estratégicas principalmente com nossos revendedores que compram nossos produtos com uma certa freqüência e por atacado.
Tentaremos parcerias com padarias, lanchonetes, supermercados, mini mercados, docerias e autônomos.

Análise Estratégica
1.Missão:
Oferecer produtos c/ qualidade e que supere as expectativas dos nossos consumidores. Gerar resultados  dentro da ética da empresa
 Que nossos funcionários, dirigentes ou acionistas sejam interdependentes, devendo lutar uns pelos outros.
A concórdia interna e externa deve ser alcançada por meio de princípios éticos.
A dedicação de cada um não deve restringir-se ás tarefas de sua função.
Buscar sempre o desenvolvimento e a realização dos funcionários.

2.Visão:
 Agregar conhecimentos  visando a melhoria  continua  nos processos  internos e no relacionamento do  mercado . 

3.Valores:
Credibilidade, comprometimento integridade, respeito ao meio ambiente, valorização dos colaboradores . 

4. Objetivos:
Acompanhar as mudanças no mercado, crescer para atender um numero de clientes cada vez maior.
      
5.Metas de negócios:
Alcançar sempre um publico maior de clientes, visando sempre a fidelidade, ética , qualidade, estar em  continuo crescimento, conquistando estrutura maior para o crescimento  da “BOM GOSTO  LTDA”.

6.ANÁLISE SWOT

Interna
Externa
Oportunidades
Inovação constante do produto
A grande aceitação do produto (chocolate) no mercado
Um produto diferenciado no mercado
Riscos
Falta de estrutura p/ atender uma demanda maior de produtos.
Falta de mão de obra qualificada
A grande concorrência no mercado


6.1Cronograma
Medimos nossos riscos e oportunidades internas e externas com base nas situações que colocamos anteriormente, definindo as ações para serem tomadas.


Plano Operacional

6.1 Organograma funcional
 foi definido pelos sócios fundadores com base na produção,distribuição e desenvolvimento de novos produtos. Foram considerados também a previsão de crescimento da empresa e a correspondente demanda no aumento do quadro funcional.


6.2 Processos de Negócio
As linhas de produção operam conforme necessidade de mercado, na qual são fabricados produtos para atender aos pedidos dos clientes, oscilando conforme a sazonalidade de cada produto. O sistema de produção é focalizado no produto onde visualiza um único fluxo no processo de produção: formando assim, uma linha de produção continua independente de cada  tipo de produto a ser fabricado num total de duas linhas, em lotes determinados.
Cada linha de produção tem a sua seqüência determinada, a quantidade de funcionários que necessita e a matéria prima utilizada. Cada produto os elementos de informação segue um roteiro pré-definido no qual a seqüência de atitudes requerida coincide com a seqüência no qual foram arranjados fisicamente. Os produtos são padronizados com variedades de sabor e tipo de embalagens.

6.3 Políticas de Recursos Humanos
A gestão de recursos humanos consiste em planejar desenvolver, coordenar e controlar técnicas capazes de promover o desempenho eficiente da pessoa. O objetivo é construir uma equipe focada no objetivo e comprometida com a organização.


6.4 Fornecedores e Serviços 
A “Bom Gosto Chocolate” na visão dos seus sócios será gerida sob a visão sistêmica, com isso espera ter um relacionamento duradouro com seus fornecedores qualificados para manter a qualidade de seu produto, as áreas que estão prevista terceirização são acessória contábil e jurídica.

6.5 Infra Estrutura e Localização
A empresa esta situada em Sumaré - SP na região metropolitana de Campinas, a área de fabricação possui 100 m², uma sala de recepção de 20 m², vestiário masculino e feminino e um refeitório,o prédio é alugado. Já todos os maquinários são próprios. A principio começaremos com 1  posto de venda, mas a meta da empresa é de que com o crescimento espalhe pontos de venda por toda a região metropolitana de Campinas, pois trata-se de uma região prospera e de excelentes oportunidades.

6.6 Tecnologia
A” Bom Gosto Chocolate”, apesar de começar de maneira modesta, foi cuidadosamente elaborada por seus fundadores, com projeções de crescimento e olho no futuro, hoje possuímos maquinários intermediários, mas com mão de obra qualificada,  e especializada na fabricação de chocolates,mas com objetivos de crescimento a médio prazo é estar modernizando toda área fabril e na inovação com desenvolvimento de novos produtos que será o grande diferencial de nossa empresa.
Plano de Recursos Humanos
O planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.
Hoje, com os novos desafios impostos pela era da informação, a estratégia organizacional tornou-se o mecanismo de interação e sobrevivência num ambiente mutável, dinâmico e competitivo. Vivemos a época da gestão de pessoas, com pessoas, dando ênfase ao capital humano e intelectual. Assim, o planejamento de RH deve ser parte integrante do planejamento da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais das pessoas.

Objetivo do plano de RH: ser responsável no recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, socialização e organização, assim, selecionando pessoas adequadas aos cargos e preparando a mão-de-obra atual na empresa. Tendo estabilidade no decorrer do tempo com a diminuição do quadro de funcionários, por meio da aposentadoria, demissão, tornando necessária a constante atuação desta área funcional.

Política de Administração de Cargos e Salários
A administração de cargos e salários será feita considerando:
·         A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
·         A situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.
·         O equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.
Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários
Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de cada Classe de cargos. A determinação dos salários individuais será feita conforme as seguintes normas e procedimentos.
Salário de Admissão
Todo funcionário deve ser admitido preferencialmente com salário no início da faixa salarial estabelecida para o seu cargo. Excepcionalmente, o salário de admissão pode ser estabelecido acima desse limite, em função do grau de qualificação e experiência exigidas do candidato ou por contingência de mercado.

Alterações Salariais
O Sistema de Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão gerar alterações salariais:
·         Fim do período de experiência
·         Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)
·         Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)
·         Transferência para outro cargo
·         Reclassificação do cargo
 Após a seleção dos funcionários haverá um treinamento adequado de acordo com o setor a ser assumido, para que haja um melhor desenvolvimento pessoal e rendimento na empresa. Assim com a capacitação adequada de seus funcionários a empresa terá maior  crescimento e desenvolvimento.
Plano financeiro
O plano financeiro contem as informações de como a empresa se comportará ao logo do tempo, ela possui uma enorme importância com relação à vida da empresa. É impossível imaginar que uma empresa consiga sobreviver em tempos atuais, sem que haja um controle de suas finanças.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO (Previsão dos Resultados)
Na elaboração deste plano de negócios levaram-se em consideração as seguintes premissas:

·         Politica comercial
-        Preço do produto: R$ 2,00 a unidade.
-        Vendas estimadas em 30% do investimento.
-        Receitas previstas: R$ 19.500,00 mensal.
-        Lucratividade prevista: R$ 4.500,00 mensal.
-        Ponto de equilibrio, vender 7.150,00 trufas por mês.
-        Balanço patrimonial: R$ 6.673,00 aproximadamente.


·           Custo e despesas
-        Investimento inicial: R$ 15.000,00
-        Salarios total: R$ 5.618,10
-        Capital de giro: R$ 4.373,40
-        Equipamentos: R$ 2.300,00
-        Aluguel: R$ 500,00
-        Agua e luz e telefone: R$ 450,00
-        Impostos: 658,00
-        Despesas extras: R$ 400,00
-        Total de custos e despesas: R$ 13.641,50
-        Superavit: R$ 700,00

Evolução dos Resultados Econômicos (em Reais)

Discriminação
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Ano 4
Ano 5
Receita bruta
20.000,00   
22.150,00
23.250,00
24.750,00
26.750,00
Receita líquida
19.500,00
21.528,00
22.819,00
24.370,00
25.954,05
Custos
13.641,50
14.323,55
15.039,75
15.791,74
16.581,32
Crescimento anual (em %)
30%
10,4%
8%
6,8%
6,5%
   
Investimentos inicial
Computadores
Móveis de escritório
Linhas telefônicas
Batedeiras
Processador
Garfos para banhar e caramelar
 Mesa grande aço inox
 Formas
 Espátulas
 Jogo de talheres de serviço
 Tábuas de Plásticos
 Facas de corte
 Bandejas de Plásticos
 Fogão de 06 bocas
 Travessas de porcelana
 Balança eletrônica

Investimentos futuros
·         Freezer
·         Máquina de ralar chocolate (importada)
·         Derretedeira de chocolate
·         Ampliação do local de trabalho
·         Compra de equipamentos
·         Treinamentos
·         Marketing
·         Novos produtos

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